Conversor de Ângulos de Fase

Conteúdo

Informações sobre Ângulos de Fase

Conceitos Básicos

  • Ângulo Elétrico (°e): Medida da posição elétrica em relação ao campo magnético
  • Ângulo Mecânico (°m): Medida da posição física do rotor
  • Número de Polos: Quantidade de polos magnéticos no motor (sempre par)
  • Relação: θe = θm × (P/2), onde P é o número de polos

Como Usar

Para converter entre ângulos elétricos e mecânicos:

  • Digite o número de polos do motor (deve ser par e ≥ 2)
  • Digite o valor em graus elétricos ou mecânicos
  • A conversão é feita automaticamente
  • Os resultados são mostrados com precisão de 4 casas decimais

Conversões Comuns

Motor de 2 Polos

  • 360°e = 360°m (1:1)
  • 180°e = 180°m
  • 90°e = 90°m
  • 45°e = 45°m

Motor de 4 Polos

  • 360°e = 180°m (2:1)
  • 180°e = 90°m
  • 90°e = 45°m
  • 45°e = 22,5°m

Motor de 6 Polos

  • 360°e = 120°m (3:1)
  • 180°e = 60°m
  • 90°e = 30°m
  • 45°e = 15°m

Aplicações Práticas

  • Motores Elétricos: Controle de posição e velocidade
  • Geradores: Sincronização e controle de fase
  • Inversores: Controle vetorial e modulação
  • Servomotores: Posicionamento preciso

FAQs

Por que o número de polos deve ser par?

Os motores elétricos necessitam de um número par de polos para funcionar corretamente, pois precisam formar pares de polos norte-sul. Isso é uma necessidade física fundamental para criar um campo magnético girante equilibrado. Um número ímpar de polos criaria um desequilíbrio magnético.

Como escolher entre diferentes números de polos?

A escolha do número de polos depende da aplicação. Motores com mais polos giram mais lentamente para a mesma frequência elétrica, mas produzem mais torque. Por exemplo, um motor de 2 polos a 60 Hz gira a 3600 RPM, enquanto um de 4 polos gira a 1800 RPM. A escolha depende do compromisso entre velocidade e torque necessários.